Os autistas em Sergipe

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento do ser humano, geralmente notado entre o primeiro e o terceiro ano de vida. O possuidor de tal diferença tem características específicas, como a propensão a ficar só, mas os graus do autismo são diferentes. A causa dessa doença ainda é estudada pelos cientistas, mas atualmente a hipótese mais forte é que seja algo genético, pois células que fazem o transporte de informações ao cérebro não “trabalham” corretamente em quem é autista.

O tratamento para o autismo é feito através de acompanhamento médico, com psicólogos, pediatras, neurologistas, psiquiatras, entre outros, acompanhados de medicamentos para o paciente. Uma das características mais presentes nos autistas é o isolamento das demais pessoas, se fechando num mundo próprio e agressividade em diversos níveis. Infelizmente ainda não há cura para o autismo.

Em Sergipe, o tratamento dado aos autistas está precário. Atualmente, a única instituição dedicada ao tratamento e acolhida de pessoas com esse perfil é a Associação dos Amigos do Autista em Sergipe (AMAS). A entidade cuida de 30 pessoas, entre crianças e adultos, todas portadores do autismo. Mas passa por grandes dificuldades para pagar seus funcionários e se manter aberta. Infelizmente, o poder público não está ajudando de forma alguma. A instituição sobrevive das mensalidades que os pais, aqueles que tem condições, pagam, mas as contas vivem no vermelho.

Só quem tem uma criança especial sabe o quanto é difícil conviver com ela, sem o tratamento, o mínimo de apoio de alguma instituição. Por isso, como futuro jornalista, quero fazer minha parte. Quem tiver interesse em conhecer e ajudar a AMAS deixo logo abaixo os contatos e espero que daqui há um tempo não precise escrever sobre o fechamento da entidade e sim, sobre sua ampliação.

Associação dos Amigos do Autista em Sergipe

Rua Péricles Vieira de Azeevedo, 1812 (próximo à Nossa Escola)

Bairro Coroa do Meio – Aracaju – SE

Telefone: (79) – 3255-2481 ou 8102-6428

Ou pelo meu twitter: @antoniooviedo1

About these ads

One Response to Os autistas em Sergipe

  1. Fernanda Silva disse:

    Infelizmente o poder público não apoia essas instituições que, tem como objetivo propocionar uma qualidade melhor de vida à essas pessoas que sofrem em decorrência do autismo. Não só falta apoio aos autistas como também aos outros portadores de deficiência no nosso estado.

Comente aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: